Atendimento: Seg.a Sex. 08h as 18h

A importância da relação entre Família e Escola

Relação entre a escola e a família, este tema que já foi e ainda é alvo de muitos estudos e pesquisas. Mas, afinal, quanto a família pode contribuir para ajudar na vida escolar de seus alunos? Quais ações os pais podem tomar que vão impactar na sala de aula e como a escola pode ajudar os pais a ajudarem seus filhos?

Os resultados das pesquisas sobre o tema nem sempre confirmam o senso comum. Os efeitos do acompanhamento familiar na escola variam a médio e longo prazo. E não só isso, variam também de acordo com a faixa etária dos estudantes e com o tipo de envolvimento dos pais.

  • Nos primeiros anos de vida, por exemplo, é importante que os pais criem vínculos com seus filhos e despertem neles o gosto pela leitura. Criando o vínculo afetivo e a importância de ensinar os filhos a ouvirem seus pais.
  • Nas séries iniciais do ensino fundamental além do incentivo à leitura de livro, a família também deverá ensinar fazer a leitura de mundo. Cabendo aos pais/família levar os filhos a museus, teatros, parques do conhecimento, supermercados, shopping, cidade, ou seja, mostrar o que está em torno de suas vidas, com o objetivo de ensinar o mundo o qual seu filho está inserido e junto a este ensinamento é muito importante oferecer suporte para que as crianças se organizem e respondam às exigências da escola. (Veja mais orientações abaixo). Tendo disponibilidade na agenda diária ou semanal para orientar e supervisionar os materiais e o que está sendo ensinado a seus filhos. (Veja abaixo uma importante orientação).
  • A família deve mostrar com ações e palavras que respeita e valoriza os professores e a escola e que o conhecimento é a única coisa que os filhos irão aprender e que não será retirado deles.

Os pais são peças fundamentais na educação de seus filhos. A escola é a ponte que fará a ligação para auxiliar na direção do crescimento do elo entre pais e filhos.

Estudo realizado pela psicóloga americana Carol Dweck, da Universidade Stanford, com 500 crianças de uma escola de Nova York mostrou que o elogio ao esforço dos estudantes – e não a sua inteligência – dava resultados positivos no seu desempenho escolar. Por isso, uma das principais recomendações para os pais é exigir o máximo esforço possível em relação a escola, sem desencorajar e sem passar dos limites – e elogiá-lo por esse esforço, e não pelo talento nato ou pela inteligência.

Escolher a escola que será a sua parceria nesta jornada com o seu filho será fundamental para os resultados positivos, além das memórias afetivas que serão criadas.

Últimos posts

Criança é movimento

Criança é movimento

O movimento do corpo estimula o nosso cérebro. Por isso, estimular brincadeiras que exigem movimento no momento certo é uma forma de a criança retornar às atividades escolares para garantir maior concentração.

Ler publicação
A importância da relação entre Família e Escola

A importância da relação entre Família e Escola

Veja a importância em escolher uma escola que realmente seja sua parceria nesta jornada chamada educação!

Ler publicação
Desenvolvendo atividades socioemocionais

Desenvolvendo atividades socioemocionais

No mundo em constante mudança em que vivemos, desenvolver habilidades socioemocionais se ...

Ler publicação